viernes, 7 de junio de 2013

FY Brazilian Music!

RomariaElis Regina (Renato Teixeira) É de sonho e de pó o...



Romaria
Elis Regina

(Renato Teixeira)

É de sonho e de pó 
o Destino de um só
Feito eu perdido em pensamentos sobre o meu cavalo 
É de laço e de nó 
De gibeira o jiló 
Dessa vida, comprida, a só

Sou caipira pirapora Nossa Senhora De Aparecida
Ilumina a mina escura e funda o trem da minha vida

O meu pai foi peão,
Minha mãe solidão,
meus irmãos perderam-se na vida a custa de aventuras.
Descasei e joguei, investi desisti 
Se há sorte, eu não sei, nunca vi

Sou caipira pirapora Nossa Senhora De Aparecida
Ilumina a mina escura e funda, o trem da minha vida

Me disseram porém 
que eu viesse aqui 
pra pedir de romaria e prece paz dos desaventos 
como eu não sei rezar 
só queria mostrar 
meu olhar, meu olhar, meu olhar

Sou caipira pirapora Nossa Senhora De Aparecida
ilumina a mina escura e funda o trem da minha vida

HelenaPasso Torto (Rodrigo Campos / Kiko Dinucci) HelenaNão vem...



Helena
Passo Torto

(Rodrigo Campos / Kiko Dinucci)

Helena
Não vem dizer Helena
Que a vida é só pra nós
Que a vida é só pra nós
Helena
Tem só nós dois Helena
A vida é só pra nós
A vida é só pra nós

Helena, os prédios tem micos
Helena, os prédios tem varizes
Helena, os prédios tem bronquite
E a cidade é um rádio por dentro

Helena
Não vem dizer Helena
Que a vida é só pra nós
Que a vida é só pra nós
Helena
Tem só nós dois Helena
A vida é só pra nós
A vida é só pra nós

Helena, os prédios também morrem
Helena, prédios também transpiram
Helena, prédios também escarram
E a cidade é o centro do cerco

Delírio cromáticoStrobo (Léo Chermont / Arthur Kunz)



Delírio cromático
Strobo

(Léo Chermont / Arthur Kunz)

SevilleLuiz Bonfá (Luiz Bonfá)



Seville
Luiz Bonfá

(Luiz Bonfá)

Balada da arrasadaTatá Aeroplano (Angela Ro Ro) Entregou-se sem...



Balada da arrasada
Tatá Aeroplano

(Angela Ro Ro)

Entregou-se sem um zelo ao apelo de sorrir
Ofertou-se inteira e dócil a um fácil seduzir
Sem saber que o destino diz verdades ao mentir
Doce ilusão do amor
Doce ilusão

Arrasada, acabada, maltratada, torturada
Desprezada, liquidada, sem estrada pra fugir
Tenho pena da pequena que no amor foi se iludir
Tadinha dela

Hoje vive biritada sem ter nem onde cair
Do Acapulco à calçada ou em frente ao Samir
Ela busca toda noite algo pra se divertir
Mas não encontra não

Desespera dessa espera por alguém pra lhe ouvir
Sente um frio na costela e uma ânsia de sumir
Transa modelito forte, comprimidos pra dormir
E não acorda mais

SinestesiaDois a rodar (Ricardo Alves) Me deixa sentir tuas...



Sinestesia
Dois a rodar

(Ricardo Alves)

Me deixa sentir tuas cores
olhar teus sabores
provar da tua voz

Me deixa ouvir teu perfume
até que eu me acostume
com tudo entre nós

Então, não mais que de repente
começar novamente
como da primeira vez

Te deixo inverter meus sentidos
e ser todo ouvidos
me fazer teu refém

Te deixo desfazer minhas crenças
pensar como tu pensas
e agir como convém

Então, não mais que de repente
me deixar simplesmente
como da última vez

Valsa LunarCacá Machado, Juçara Marçal e Arrigo Barnabé (Cacá...



Valsa Lunar
Cacá Machado, Juçara Marçal e Arrigo Barnabé

(Cacá Machado / Guilherme Wisnik)

Queria ver você sorrir
Pensava em te cobrir de flor
Tentei te distrair
Cantar e dançar na calçada
Junto do mar

Mas hoje o seu olhar gelou
E a tarde suspendeu no ar
E a noite não tardou
Cobrindo as janelas da casa de chumbo em pó
Até envelhecer o céu

O palco onde você e eu
Dançamos com passos passados e pálidos
A valsa que chamava adeus

Queria ver você feliz
Pensava em te vestir de azul
Cheguei a colorir
As quatro metades da lua
Pra te encantar

Mas hoje o seu olhar partiu
O fio da respiração
Deixando o nosso amor
Queimando na mesa da sala sem música
Até se consumir em vão

Até se dividir em mil
Mistérios, miragens, milagres tão mínimos
Que alguém possa soprar na mão

Papa Francisco perdoa Tom ZéTom Zé e O Terno (Tim...



Papa Francisco perdoa Tom Zé
Tom Zé e O Terno

(Tim Bernardes)

Papa Francisco vem perdoar
O tipo de pecado que acabaram de inventar
O povo, querida, com pedras na mão
voltadas contra o imperialismo pagão

Sou a garotinha ex-tropicalista
Agora militando em um movimento
Já não penso mais em casamento
Mas se tomo Coca-Cola acho que estou me vendendo

Mas eu sei que
Papa Francisco vem perdoar
O tipo de pecado que acabaram de inventar
O povo, querida, com pedras na mão
voltadas contra o imperialismo pagão

Meu coração fundamentalista
Pede socorro aos intelectuais
Pois a diferença entre esquerda e direita
Já foi muito clara, hoje não é mais
Quero civilizar o capitalismo selvagem
Quero trazer a luz pra toda ignorância
Como bem-feitora – não desejo o mal
Assim como não quis o velho amigo Cabral

Papa Francisco vem perdoar
O tipo de pecado que acabaram de inventar
O povo, querida, com pedras na mão
voltadas contra o imperialismo pagão

E na cerimônia do beija-pé
Papa Francisco perdoa Tom Zé
No Feicebuqui da santa sé
Papa Francisco perdoa Tom Zé
Pela magnânima força da fé
Papa Francisco perdoa Tom Zé
Por la sudamericana unidad Fidel
Papa Francisco perdoa Tom Zé

CaminhoRael (Rael) Acordei bem cedo e sãoPronto pra cumprir a...



Caminho
Rael

(Rael)

Acordei bem cedo e são
Pronto pra cumprir a missão
No peito carrego a canção
Contra tudo que é opressão
Mas pra mim seguir tranquilão
É preciso muita oração
Ou uma flecha e arco de Oxossi
Pra abrir caminho pro norte
Que nada me pegue e me corte
E que a luz de Jah me dê sorte

Tudo que eu for conquistar
Sei que é devagarinho
Com calma pra ultrapassar
Pedras e vou sozinho
Atravessar o caminho 
Atravessar o caminho 
Cheio de gente pra atrasar
No meio de quem te dá amor
Sei que Deus zica do orixá 
Vai ser o meu fio condutor
Atravessar o caminho 
Atravessar o caminho 

Caminhos vai
Caminhos vem
Caminhos vão
Caminhos tão
Em construção
Alguns também 
Não vai ninguém
Ou vai por mal
Ou se não tem
A opção
Não

O caminho é cheio de atrito
Choro, correria e grito
Igualdade social mito
Tem diversidade e conflito
Cheio de pessoas pobres
Carregando gestos nobres
E uma minoria nobre
De mente e espírito pobre
Mas tem muitos de paz
Chegando com "nois"
Tipo Racionais
Com força na voz
Correndo atrás
Driblando o algoz 
Então vamo rapaz 
Te vejo após

Tudo que eu for conquistar
Sei que é devagarinho
Com calma pra ultrapassar
Pedras e vou sozinho
Atravessar o caminho 
Atravessar o caminho 
Cheio de gente pra atrasar
No meio de quem te dá amor
Sei que Deus zica do orixá 
Vai ser o meu fio condutor
Atravessar o caminho 
Atravessar o caminho 

O caminho é assim, irmão
Cheio de inveja, cheio de disputa
Universo pai, conspira a favor das pessoas de bem
Tire a barreira do sofredor
You know
O caminho da ilusão leva o perdedor
O da mentira à dor
Não existe atalho para o caminho da conquista sólida
O caminho

Mardito fiapo de mangaJoelho de Porco (Tico Terpins) Debaixo...



Mardito fiapo de manga
Joelho de Porco

(Tico Terpins)

Debaixo daquela mangueira
Quem chupa manga reclama
Dente forte como pedra
Dente mole como a lama

Eu preciso encontrar
Urgente
Dentista

Mardito fiapo de manga
Preso no maxilar inferior
Mardito fiapo de manga
Preso no maxilar inferior

Ô tirolei, ô tirolei, ô tiroleite!
Mardito fiapo de manga
Preso no maxilar inferior

Desgrude dos meus lábios, minha boca,
Me deixe em paz!
Gruda como um carrapato
Firme forte
Minha boca
Bem juntinha, bem juntinha, bem juntinha de você

Mardito fiapo de manga
Preso no maxilar inferior

Berlim, Bom FimAdriana Deffenti (Nei Lisboa / Hique Gomez) Já...



Berlim, Bom Fim
Adriana Deffenti

(Nei Lisboa / Hique Gomez)

Já vejo as casas ocupadas
As portas desenhadas
No vergonhoso muro da Mauá
Os velhos nos cafés
E o bar do João em plena Kriegstrase
A saga violenta deste parque
O cinza da cidade
Partido verde ao meio
E os cheiros peculiares ao recheio
De um bolo de concreto
Repleto de chucrute e rock n'roll
E depois da meia-noite
A fauna ensandecida do Ocidente
Digitando em frente ao Metropol

Berlim, Berlim
Bom Fim, Bom Fim

Mal nenhumCazuza (Cazuza / Lobão) Nunca viram ninguém triste?Por...



Mal nenhum
Cazuza

(Cazuza / Lobão)

Nunca viram ninguém triste?
Por que não me deixam em paz?
As guerras são tão tristes
E não tem nada demais

Me deixem, bicho acuado
Por um inimigo imaginário
Correndo atrás dos carros
Como um cachorro otário

Me deixem, ataque equivocado
Por um falso alarme
Quebrando objetos inúteis
Como quem leva uma topada

Me deixem amolar e esmurrar
A faca cega, cega da paixão
E dar tiros a esmo e ferir
O mesmo cego coração

Não escondam suas crianças
Nem chamem o síndico
Nem chamem a polícia
Nem chamem o hospício, não

Eu não posso causar mal nenhum
A não ser a mim mesmo
A não ser a mim mesmo
A não ser a mim

Eletro do robôGang do Eletro (Waldo Squash) Robô, robôEletro do...



Eletro do robô
Gang do Eletro

(Waldo Squash)

Robô, robô
Eletro do robô

Liga o som aí DJ, vai começar
Aumenta o som aí DJ, vai começar

Esse é o som feito pra você dançar e curtir
Entre nessa dança, quero ver se divertir

Robô, robô
Eu sou o robô

Dance, dance, dance, dance, dance, dance, dance, dance
Agita, agita, agita, agita, agita no Eletro do robô

Fazê o quêPedro Luis e A Parede (Pedro Luis) Prendi as...



Fazê o quê
Pedro Luis e A Parede

(Pedro Luis)

Prendi as coisa
Faiscando a ferradura
Na minha cabeça dura
E foi no lombo do cavalo

Ao galopá-lo
Fui salvando minha vida
Que eu achava já perdida
Pelas esquinas do  mundo

De vagabundo
Poeta tem muito pouco
Menos médico mais louco
Vai enchendo a cabeça

Pra que apareça
Agarrada no seu verso
Ideia pr'um universo
Mais tranquilo e mais humano

Traçando plano
Reta curva ou ladeira
Bosque várzea ou ribanceira
Vai seguindo o arquiteto

Se tem Hermeto
Bispo Marley Gentileza
Isso só me dá certeza
Da nobreza que dá certo

Vô fazê, vô fazê
Música prá enriquecer
O quê?
Os corações e o planeta
Basta um papel e uma caneta

Olhos da caraDona Inah e Romulo Fróes (Nuno Ramos) Nenhuma luz...



Olhos da cara
Dona Inah e Romulo Fróes

(Nuno Ramos)

Nenhuma luz na minha cara 
mas ouço o grito na medula 
Eu tô sozinha nesse palco 
Meu peito bate com a guitarra 
Ali no solo da guitarra 
eu sinto aplauso e sinto a vaia
Ah, tudo de novo 
Ah, olhos da cara
Ninguém canta pra ninguém

Ninguém me dá uma novo dia 
Ninguém me mata de alegria 
Ninguém faz nada por ninguém 
Se o tempo passa feito bicho 
e o bicho come o próprio bicho 
Me ama logo, pensa bem
Ai, pensa no amor 
Ah, pensa no amor
ou não pensa em mais ninguém

Andrea DoriaLegião Urbana (Renato Russo / Marcelo Bonfá / Dado...



Andrea Doria
Legião Urbana

(Renato Russo / Marcelo Bonfá / Dado Villa-Lobos)

Às vezes parecia
que de tanto acreditar
em tudo que achávamos tão certo
Teríamos o mundo inteiro e até um pouco mais
faríamos floresta do deserto
e diamantes de pedaços de vidro
Mas percebo agora
que o teu sorriso
vem indiferente
quase parecendo te ferir

Não queria te ver assim
Quero a tua força como era antes
O que tens é só teu
E de nada vale fugir
e não sentir mais nada

Às vezes parecia
que era só improvisar
e o mundo então seria um livro aberto
Até chegar o dia em que tentamos ter demais
vendendo fácil o que não tinha preço
Eu sei, é tudo sem sentido
quero ter alguém com quem conversar
Alguém que depois
não use o que eu disse
contra mim

Nada mais vai me ferir
É que eu já me acostumei
Com a estrada errada que eu segui
e com a minha própria lei
Tenho o que ficou
e tenho sorte até demais
como eu sei que tens também

1996Natiruts (Alexandre Carlo) Sugestão de LeOgura Sem entender,...



1996
Natiruts

(Alexandre Carlo)

Sugestão de LeOgura

Sem entender, nem explicar 
Tudo aquilo que vem de você 
Eu vou fechar os meus olhos e ver 
A pérola que a vida trouxe pra mim 
Eu pego o pedacinho do céu 
Pra colocar minha estrela linda 
Se o tempo tiver algum jeito 
Que a gente possa parar 

Finalmente poderei te encontrar 
Felizmente estarei com você aqui 
E você nem sabia que podia gostar assim 
E você nem sabia que o mundo tinha fim 

EuPorcas Borboletas (Enzo Banzo / Arnaldo Antunes) Eucoberto...



Eu
Porcas Borboletas

(Enzo Banzo / Arnaldo Antunes)

Eu
coberto de
pele
coberta de
pano
coberto de
ar

E debaixo de meu pé cimento
E debaixo do cimento terra
E sob a terra petróleo correndo
E o lento apagamento do

Sol
por cima de
tudo e depois do Sol
Outras estrelas se apagando
Mais rapidamente que a chegada
De sua luz até aqui

FanatismoFagner (Florbela Espanca / Raimundo Fagner) Minha alma...



Fanatismo
Fagner

(Florbela Espanca / Raimundo Fagner)

Minha alma de sonhar-te, anda perdida
Meus olhos andam cegos de te ver
Não és sequer a razão do meu viver
Porque tu és já toda minha vida

Não vejo nada assim, enlouquecida,
Passo no mundo meu amor a ler
O misterioso livro do teu ser,
A mesma história tantas vezes lida

"Tudo no mundo é frágil, tudo passa…"
Quando me dizem isso toda a graça
Duma boca divina fala em mim

E olhos postos em ti, digo de rastros:
"Podem voar mundos, morrer astros
Que tu és como um Deus, princípio e fim."

Eu já te falei de tudo, mas tudo isto é pouco diante do que sinto

Na sua estantePitty (Pitty) Te vejo errando e isso não é...



Na sua estante
Pitty

(Pitty)

Te vejo errando e isso não é pecado,
Exceto quando faz outra pessoa sangrar,
Te vejo sonhando e isso dá medo,
Perdido num mundo que não dá pra entrar

Você está saindo da minha vida
E parece que vai demorar
Se não souber voltar, ao menos mande notícias
Você acha que eu sou louca
Mas tudo vai se encaixar

Tô aproveitando cada segundo
Antes que isso aqui vire uma tragédia

E não adianta nem me procurar
Em outros timbres, outros risos
Eu estava aqui o tempo todo
Só você não viu

Você tá sempre indo e vindo, tudo bem
Dessa vez eu já vesti minha armadura
E mesmo que nada funcione
Eu estarei de pé, de queixo erguido
Depois você me vê vermelha e acha graça
Mas eu não ficaria bem na sua estante

Tô aproveitando cada segundo
Antes que isso aqui vire uma tragédia

E não adianta nem me procurar
Em outros timbres, outros risos
Eu estava aqui o tempo todo
Só você não viu

Só por hoje não quero mais te ver, só por hoje não vou tomar minha dose de você
Cansei de chorar feridas que não se fecham, não se curam
E essa abstinência uma hora vai passar

No hay comentarios:

Publicar un comentario